terça-feira, 17 de setembro de 2019

Simplício Dias da Silva


Nasceu na Vila de São João da Parnaíba, em 02 de março de 1773, filho de Domingos Dias da Silva. Estudou em Coimbra, Portugal.  Teve destaque na luta pela independência do Piauí, conquistada em 1822. Lutou na Batalha de Jenipapo em 1823. No dia 30 de abril retorna à Vila de São João da Parnaíba.  Apreciava cultura e música e mantinha uma banda composta por escravos, a qual deu origem à atual Banda Municipal da cidade, que leva seu nome. No dia 25 de novembro recebe, do então Imperador do Brasil Don Pedro I, uma carta convidando-o a se tornar o governador da província do Piauí, convite por ele recusado por não querer se afastar da terra onde nasceu. Simplicio Dias morreu em 17 de setembro de 1829 aos 56 anos de idade. Na cidade de Parnaíba há um prédio conhecido como Casa Grande de Simplício Dias da Silva, situado na Av. Pres. Vargas, 308, Centro, que foi construído pelo mesmo e serviu, por anos, como sua residência.

Imagem: wikipedia.com


Informações retiradas do livro Personalidades Atuantes da História de Parnaíba, Ontem e Hoje. Escrito por Aldenora Mendes de Moreira.




O Bar do Teófilo e aquelas noites no Porto Salgado

Naqueles anos era meio que passagem obrigatória pra quem saía de casa à noite nas sextas e sábados. O ano era 2012. Você rodava a cidade, ...